A Cravil completou no dia 15 de maio, 45 anos de história e para comemorar a data, a Cooperativa reuniu no sábado, dia 14, associados para um dia de homenagens, capacitação e confraternização.  O evento realizado no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, em Rio do Sul, contou com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo e diversas outras autoridades e convidados.

“A nossa Cravil é um exemplo de sucesso de prestação de serviços, de integração, ela transformou a região, ajudou a transformar, uniu as pessoas. O cooperativismo é um modelo econômico que partilha as conquistas e ao longo dos anos a Cravil, como disseminador desse modelo, soube conquistar espaços e se consolidar no mercado”, destacou Raimundo Colombo ao reconhecer a trajetória de mais de quatro décadas da Cooperativa.

Ao longo do caminho, muitas foram as pessoas que ajudaram a construir essa história que em 2016 completa 45 anos. Para agradecer e reconhecer todo trabalho e apoio, a Cravil homenageou os membros do Conselho Administrativo, Deliberativo e Fiscal da cooperativa, além do sócio com maior idade, Felipe Francisco Hillesheim, de 93 anos, de agronômica, e o sócio de menor idade, o jovem Luiz Gustavo Borinelli, de 19 anos, de Rio do Campo.

O presidente da Cravil, Harry Dorow, também fez uma homenagem ao governador Raimundo Colombo pelo empenho e dedicação para com o cooperativismo e a agropecuária catarinense e também ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em destaque ao diretor-presidente Neuto Fausto de Conto e aos colaboradores Namir Terezinha Piere e Anselmo Buss pela parceria ao longo dos 45 anos da Cravil.

“O setor produtivo primário é a sustentação da família, da comunidade, dos municípios e do próprio estado. A Cravil por sua vez, além da organização dos anseios deste setor, proporciona ainda o desenvolvimento das pessoas. Cabe a nós, aplaudir e comemorar”, ressaltou Neuto de Conto.

Após as homenagens, os associados acompanharam a apresentação do Grupo Orfeônico – Vibra Coração, de Vidal Ramos. Já no período da tarde, o consultor Vlamir Brandalizze falou sobre o mercado de commodities agrícolas no Brasil e no mundo. Para encerrar as comemorações, bolo de aniversário e muita festa animada pela música do Trio Embalo do Fandango

Ainda como parte da comemoração destes 45 anos, a Cravil realizará no dia 5 de junho um evento para reunir os colaboradores. A proposta é a integração de toda equipe e a comemoração destes 45 anos de história e tradição.

Compromisso e sustentabilidade

 “A Cravil nasceu de um desejo de muitas pessoas, que acreditavam que a união faz a força. A Cravil surgiu da fusão de cinco cooperativas, que se juntaram para defender os interesses dos pequenos agricultores que buscavam alternativas de renda para o trabalho agrícola”, relembra o presidente da Cravil, sócio fundador da cooperativa, Harry Dorow.

O primeiro presidente da Cravil, Ivo Vanderlinde, testemunha e personagem desta história, se fez presente no evento comemorativa aos 45 anos e ressaltou a alegria e o orgulho de participar da organização. “Tive a honra de presidir a Cravil por cinco mandatos, foram 12 anos à frente desta cooperativa e hoje depois de 45 anos desde a sua fundação, ver a sua pujança, seu crescimento e dinamismo, é motivo de muito orgulho. E esse sucesso só foi possível através do envolvimento dos seus associados e a participação efetiva dos funcionários”.

A Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) atualmente conta com uma estrutura de mais de 34 lojas agrícolas e supermercados, além de 13 unidades de recebimento de cereais e leite, entre elas, a indústria de arroz em Pouso Redondo e a fábrica de rações em Rio do Sul. “Estrategicamente a nossa sede administrativa está localizada em Rio do Sul, mas a Cravil está presente em mais de 40 municípios desde o Baixo e Médio Vale, passando pelo Alto Vale até chegar a região Colonial Serrana”, completou Dorow.

O prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antonio Ayroso, destacou a importância da Cravil para toda a região. “Estamos festejando mais um ano de desenvolvimento para o setor agrícola e alternativas de negócios para os associados e produtores rurais. Parabéns Cravil, a todos os seus colabores e associados por levarem o nome de Rio do Sul para todo o Brasil”.

O compromisso da Cravil, ao longo desses 45 anos, é o de ser uma cooperativa economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta, por isso desenvolve trabalhos na área social, com crianças, jovens e mulheres, além de oferecer capacitação e a apresentação de novidades tecnológicas para aumentar a produção, respeitando o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade da propriedade.

O secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, destacou a força da cooperação como estratégia que eleva as possibilidades das pequenas propriedades de produzir mais, comercializar de maneira segura e distribuir a renda de forma igualitária. “Hoje 84% dos 200 mil estabelecimentos agrícolas de Santa Catarina são classificados como agricultura familiar e as cooperativas têm sido incentivadoras e parcerias nesse processo de profissionalização da nossa agropecuária. E a Cravil faz isso por excelência, olhando para a história e o sucesso da Cravil, conseguimos ver que há muita esperança, apesar das crises, de que a agricultura continuar crescendo, se modernizando e gerando renda”

Cravil comemora 45 anos.jpg

Cravil comemora 45 anos-2.jpg

Cravil comemora 45 anos-1.jpg

Cravil comemora 45 anos-3.jpg

Gostou? Compartilhe!