Cooperar é se unir para o bem comum. E os números do setor, divulgados pelo Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul - ACIRS, comprovam o quanto o cooperativismo é importante para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale do Itajaí. Ao todo são 19 cooperativas que geram mais de 2,3 mil empregos diretos e unem mais de 178 mil cooperados, o que representa mais de 60% da população da região. O percentual é maior do que a média do estado de Santa Catarina. Hoje, 41,65% dos catarinenses fazem parte de alguma cooperativa.

Divididas em quatro ramos – crédito (15), saúde (2), consumo (1) e agropecuário (1) - as cooperativas no Alto Vale administraram mais de R$ 3,4 bilhões em ativos em 2020, um crescimento de 57,61% em relação a 2019.

No ano passado as cooperativas juntas alcançaram o resultado de R$ 63,1 milhões em sobras, um crescimento de 49,24% nos valores que também representam ganho para a economia local. Em 2020 mais de 50 mil pessoas participaram dos eventos promovidos pelas cooperativas da região.

“Os resultados demonstram o quanto as cooperativas contribuem com o desenvolvimento social e econômico de todas as comunidades onde atuam, gerando empregos, renda, prosperidade, participação e inclusão de todos”, ressalta Júlio Cesar Gomes dos Santos, coordenador do Núcleo das Cooperativas da ACIRS.

Mais sobre o Núcleo de Cooperativas

O Núcleo de Cooperativas da ACIRS foi criado em abril de 2016. A iniciativa tem como objetivo promover a integração e fortalecimento das cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale do Itajaí.

Participam do Núcleo:
Cooper, Cravil, Credcrea, Cresol Apiúna, Cresol Dona Emma, Cresol Pouso Redondo, Cresol Vale Europeu, Cresol Vitor Meireles, Cresol Witmarsum, Sicoob Alto Vale, Sicoob Crediplanalto, Sicoob Maxicrédito, Sicoob Multicredi, Sicredi Cooperação RS/SC, Sicredi Integração de Estados RS/SC, Unicred, Unimed Alto Vale, Uniodonto e Viacredi Alto Vale.

Texto: Núcleo de Cooperativas da ACIRS

Gostou? Compartilhe!