Entre os dias 27 e 29 de agosto, a Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), promoveu em Ituporanga o curso de Gestão da Propriedade Rural. A formação reuniu 16 mulheres cooperativistas, com o objetivo de incentivar a profissionalização da administração no campo.

Com carga horária de 24 horas, o curso foi conduzido pela instrutora do Senar, Renata dos Santos, que destacou a importância de encarar a propriedade rural como uma empresa. “No primeiro encontro trabalhamos as funções da administração e a relevância do agronegócio. Depois fomos a campo para conhecer de perto uma propriedade e fazer um diagnóstico detalhado, e encerramos com o balanço, fluxo de caixa e planejamento estratégico”, explicou.

 

Aprendizado prático no campo

Uma das etapas mais marcantes da capacitação ocorreu na propriedade da família Conaco, na localidade de Campos das Flores, em Imbuia. Ali, as participantes puderam realizar o levantamento patrimonial e observar in loco os desafios e potencialidades de uma unidade produtiva.

Para a estudante de Agronomia e produtora rural Eduarda Conaco, anfitriã do encontro, a experiência foi enriquecedora. “O curso está sendo importante para eu conseguir mesclar a parte teórica com a prática, de como conduzir situações dentro da propriedade. Além disso, é muito legal trocar ideias com mulheres determinadas e que querem aprender”, avaliou.

A produtora rural Marisete Hoffmann Conaco, reforçou o aprendizado coletivo: “É uma maneira de ver o que agrega e o que não agrega à nossa propriedade, tanto em relação ao que já temos quanto ao que podemos melhorar”. Já Alexandre Conaco destacou a oportunidade de compartilhar experiências: “Estamos demonstrando as culturas, principalmente a da cebola, no sistema de plantio direto, além da preparação da terra para o plantio de beterraba. Esse conhecimento é importante para repassar aos participantes”. Alexandre e Marisete são pais de Eduarda e disponibilizaram a propriedade rural para estudo como forma de aplicar na prática a teoria ministrada.

 

Gestão com foco em resultados

De acordo com a coordenadora de Trabalhos com as Mulheres, Doriane H. Münzfeld, a proposta do curso é tornar o agricultor mais preparado para tomar decisões estratégicas. “Estamos observando o valor da propriedade em ativos e passivos, e tudo o que pode ser renovado. Isso é muito importante para as mulheres, que cada vez mais participam da gestão e se integram com os maridos na condução da propriedade”, ressaltou.

Os conteúdos abordados incluíram a elaboração de inventário e balanço patrimonial, controles financeiros, definição de objetivos, aproveitamento dos recursos e planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo.

Entre as participantes, a satisfação foi unânime. Jane Terezinha Andrade Capistrano, de Imbuia, valorizou a parceria entre Cravil e Senar: “A gente sempre aprende muita coisa e leva para casa conhecimento que faz diferença”. Para Angelica Hasse, de Ituporanga, o curso trouxe “aprendizado e conhecimento prático, que podem ser aplicados no dia a dia da propriedade”.

No encerramento, a sensação foi de que a capacitação vai muito além da teoria. O aprendizado reflete diretamente na valorização da pequena propriedade e na busca por maior eficiência e sustentabilidade. Como destacou Doriane, “a cada dia se percebe mais a necessidade de administrar a propriedade como uma empresa. É dessa forma que a Cravil contribui para aumentar a renda e fortalecer o produtor rural”.

 

Rafael Beling

JP - 03532 SC

Contato - (47) 99167-4773

Gostou? Compartilhe!