Cerca de 400 pessoas participaram na noite de sexta-feira, dia 29, do encontro promovido pela Cravil, com apoio da UPL, com produtores de milho e soja. Realizado em Ituporanga, no Clube 25 de Abril, o evento contou com a participação do engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, que apresentou as tendências e previsões climáticas para os próximos meses. Segundo Coutinho, o frio mais intenso desse inverno ainda não chegou. “Está previsto até -4° para o mês de agosto, vamos ter frio consecutivo e um clima bastante irregular”, avaliou.

O engenheiro agrônomo da Climaterra, chamou a atenção dos produtores para que não antecipem o plantio, respeitando o zoneamento agrícola, já que a primavera também deve ser ligeiramente mais fria. “Teremos frio tardio em setembro e outubro o que pode prejudicar algumas culturas, inclusive com um frio louco até mesmo no mês de janeiro. Com a irregularidade do clima, vamos ter sobe e desce da temperatura e situações de ventos extremos e temporais, não serão muitos, mas serão intensos”. Chuvas mal distribuídas e períodos de estiagem também estão nas previsões até março e abril de 2017.

Os produtores e associados Cravil que participaram do evento, puderam acompanhar ainda a apresentação do engenheiro agrônomo, responsável pelo Desenvolvimento Técnico de Mercado da UPL, Jorge Rodrigues, sobre manejo de pragas e doenças na cultura do milho e da soja.

“Hoje as principais pragas que, de modo geral, acometem as culturas são as lagartas e os percevejos. Para isso, temos uma gama imensa de produtos químicos que podem auxiliar o produtor no combate, contudo é preciso estar atento ao tempo correto de aplicação para garantir a eficiência deles. Sugerimos que o produtor faça a rotação de cultura, alternando o milho e soja, desta forma temos menos custo na produção, um solo mais estruturado e, consequentemente, menos ataque de doenças”, explicou. O manejo integrado de pragas e doenças garante um controle eficiente da lavoura com um custo equilibrado, resultando em maior rentabilidade das culturas.

O engenheiro agrônomo da Cravil, Neimar Francisco Willemann, organizador do evento, ressaltou a importância da participação dos associados e produtores. “Ficamos felizes pela maciça presença de produtores em busca de informações técnicas, isso é reflexo de um produtor cada vez mais consciente”.

Cravil reúne produtores de milho e soja em Ituporanga-3.jpg

Cravil reúne produtores de milho e soja em Ituporanga-1.jpg

Cravil reúne produtores de milho e soja em Ituporanga-4.jpg

Cravil reúne produtores de milho e soja em Ituporanga-2.jpg

Cravil reúne produtores de milho e soja em Ituporanga-5.jpg

Gostou? Compartilhe!