“O cooperativismo não é um CNPJ ou vários deles juntos, o cooperativismo é uma escolha de vida, são atitudes diárias que transformam as comunidades em lugares melhores para se viver”, definição da coordenadora do Núcleo de Cooperativas do Alto Vale, Mariane Caetano Paulakoski.

 

E foi com esse espírito, que cooperativistas da região se reuniram no domingo, dia 16 de julho, para a Caminhada da Cooperação. O evento realizado em Rio do Sul proporcionou a integração de mais de 10 cooperativas, colaboradores, associados, familiares, amigos, clientes e comunidade.

 

Num percurso pelo Centro de Rio do Sul, saindo da Praça Ermembergo Pellizzetti até o Parque Harry Hobus, os participantes puderam se aquecer para as atividades que os esperavam no parque, onde estava a estrutura das cooperativas com diversas atividades para adultos e crianças. “Contação de histórias, oficinas de slime, pintura facial, degustação de produtos, roda de chimarrão, bike suco, gincana de integração, jogos e muito bate-papo fez parte da programação de um domingo que começou gelado e terminou com um sol lindo fechando com chave de ouro nosso momento de integração e a intercooperação”, ressaltou a coordenadora do Núcleo.

 

Participaram da Caminhada da Cooperação as cooperativas Cravil, Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicred, Unimed, Uniodonto e Viacredi Alto Vale, o Sistema Sesi/Senai também se fez presente. Durante o evento, foram arrecadados cerca de 150 quilos de alimentos não perecíveis, produtos que foram doados para o Projeto Ser Sol.

 

A intercooperação, promovida pelo Núcleo de Cooperativas do Alto Vale da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), está cada vez mais presente nos 28 municípios da região. Em Rio do Sul, desde a criação do Núcleo, em 2016, ações em conjunto tem marcado o mês de julho, período em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo sob a chancela do Dia de Cooperar, Dia C ou CoopsDay como é denominada pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

 

Ao longo dos anos, essas ações também fazem parte da programação de municípios como Taió, Ituporanga, Dona Emma e Imbuia por exemplo. “Acreditamos que esses momentos de intercooperação, onde podemos oportunizar a integração entre as pessoas que vivem o cooperativismo diariamente, pode estimular mais pessoas a conhecer o sistema cooperativo e as vantagens que ele proporciona. A cooperação está presente na história e no desenvolvimento da nossa região”, destacou a cooperativista Denise Zimmermann Roepcke.

IMG_1492 (Copy).jpg

Participantes Caminhada da Cooperação (Copy).jpg

IMG_1511 (Copy).jpg

IMG_1327 (Copy).jpg

Núcleo de Cooperativas (Copy).jpg

IMG_1464 (Copy).jpg

Arrecadação Ser Sol + de 200 Kg de alimentos (Copy).jpg

IMG_1315 (Copy).jpg

Cravil (Copy).jpg

Caminhada da Cooperação.jpg

 

Gostou? Compartilhe!