A Cravil implantou quatro áreas de extensão tecnológica de cebola em 2022: Ituporanga, Bom Retiro, Petrolândia e Alfredo Wagner. Todas com foco em adubação, mas cada uma com especificidades da região. “O conceito geral das extensões este ano foi basicamente trabalhar o princípio da fertilidade do solo e da nutrição de plantas, e o que isso interfere fisiologicamente na planta para que os produtores tenham os melhores resultados. Conseguimos comparar padrões e geramos muita informação técnica importante para a nossa equipe e para auxiliar os produtores da região”, explicou o gerente de Inovação, Tecnologia e Sementes da Cravil, Gentil Colla Junior.

Em Ituporanga, a Cravil levou produtores da região para avaliar o trabalho desenvolvido na propriedade do associado Marco Antônio Mees, no Rio do Norte, que destacou o quão complexa pode ser a adubação. “Consegui perceber que a adubação é bem complexa, mas ela traz uma nutrição bem boa para a planta. Desde o começo até agora no fim do ciclo ela se desenvolveu bem. Todo o processo que o adubo fez trouxe uma padronização e um bom resultado”.

Foram cinco parcelas, de mil metros cada, implantadas com protocolos de adubação diferentes, uma delas foi conduzida com o manejo e produtos recomendados pela equipe da Cooperativa, coordenada pelo coordenador de área Antonio Sausen, que explica que adubação de base inicia a partir da análise de solo.  “É através desta análise que vamos recomendando nitrogênio, fósforo e potássio, por isso a adubação de base para ser eficiente precisa ser realizada com os parâmetros da análise de solo. Os adubos de cobertura são adubos parcelados que vamos recomendando na medida que a planta vai crescendo, são quatro a cinco coberturas que a gente faz para a cultura da cebola se desenvolver bem. Isso, porque quando a gente joga toda a cobertura no início e dá um período de chuva como esse ano, o produtor perde muito, e a cultura não se desenvolve quanto precisa”.  

A variedade de cebola implantada na extensão de Ituporanga foi a Valessul. A lavoura foi plantada no dia 20 de julho e deve ser colhida a partir do dia 10 de dezembro.

Bom Retiro

O compartilhamento de informação da extensão tecnológica de cebola também ocorreu em Bom Retiro, na propriedade dos produtores José e Jamis da Silva. Os produtores que participaram do Experience Day tiveram acesso aos protocolos testados de taxas variáveis de fósforo, nitrogênio e potássio, suplementação nutricional de micronutrientes e indutores de resistência em diferentes níveis de produtividade.

Bom Retiro.jpeg

20221128_105244.jpg

IMG_6994.JPG

Gostou? Compartilhe!