Certificada com o selo Comerc-Sinerconsult de Energia Renovável, a Cravil migrou para o mercado livre e passou a consumir energia de fontes renováveis há seis anos. Desta forma, a Cooperativa colabora para a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera, além de incentivar o investimento em novos empreendimentos de energia limpa e colaborar para a preservação do meio ambiente.

A metodologia aplicada pelo Certificado de Energia Renovável consiste na extração dos dados de consumo de energia limpa das empresas, registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A partir destes dados, são aplicados os princípios do GHG Protocol para se quantificar a emissão de gás de efeito estufa evitada, assim como o número de árvores equivalente a esse benefício. No caso da Unidade Cravil de Rio do Sul a redução de emissão de gases poluentes, durante um ano, foi de mais de 168 toneladas de dióxido de carbono. As emissões evitadas voluntariamente são equivalentes a quase 1.200 árvores. Se somada ao Supermercado e Loja Agrícola de Rio do Sul e a Indústria de Arroz em Pouso Redondo a redução de gases da cooperativa é de 1.172 toneladas, o equivalente a mais de 8.200 árvores, ao ano.

O GHG Protocol é a metodologia mais utilizada por governos e empresas na quantificação e gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa. O cálculo efetuado para a emissão do certificado leva a chancela do GHG Protocol Corporate Standard.

Sobre o certificado

O Certificado e Selo de Energia Renovável é uma iniciativa da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com gestão do Instituto Totum. O certificado é conferido a empreendimentos de geração de energia renovável que cumprem requisitos ambientais e socioeconômicos. O selo é conferido aos consumidores que usem a energia certificada.

A Comerc Gestão é a maior gestora de energia elétrica do Brasil, responsável por gerir 15% da carga de energia de consumidores livres. O objetivo da empresa é maximizar a redução do custo de energia elétrica e atender as necessidades do cliente por meio da elaboração de estratégias de posicionamento e de estruturas de gerenciamento de energia.

Cravil utiliza fonte de energia renovável.png

Gostou? Compartilhe!