A Cravil realizou na sexta-feira, dia 23 de março, a Assembleia Geral Ordinária. Os associados presentes aprovaram, entre outros assuntos, as contas relativas a 2017 e o orçamento da Cooperativa para 2018, além de elegerem o novo Conselho Fiscal.
Mesmo diante do cenário desafiador, o faturamento geral da Cooperativa em 2017, unindo produção e consumo (lojas agrícolas e supermercados) alcançou os R$ 527 milhões, com um resultado de pouco mais de R$ 14 milhões. Números que representam, para o associado pouco mais de 37% sobre o capital se somados o reajuste de produção, os juros sobre o capital e as sobras de balanço. “Como produtor sabemos que foi um ano difícil e poder chegar ao final dele e ter um retorno para entregar para o associado, isso é muito gratificante”, destacou o vice-presidente da Cravil, Renato Schmidt. Sobre 2018, o associado de Petrolândia acredita em boas expectativas. “Sempre temos esperança no ano que chega, vamos acreditar que seja um ano melhor para todos nós”.
Além dos associados e lideranças da Cooperativa, a Assembleia Geral da Cravil teve a participação de uma comitiva da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O superintende do Sistema OCB, Renato Nobile, explicou que a visita da equipe de Brasília em Santa Catarina tem o objetivo de integrar e conectar. “Tivemos uma oportunidade rica de vivenciar o trabalho organizado aqui no estado pela Ocesc e também pelas Cooperativas que integram o sistema. Nesta visita passamos por quatro cooperativas, de diferentes setores, encerrando nossas visitas em Rio do Sul. A experiência de assistir uma assembleia didática, harmônica, de uma forma unida e legítima foi de muito aprendizado a todos nós. Deste grupo de 20 gerentes, oito nunca tinham acompanhado uma assembleia de cooperativa, e a maioria, com certeza, nunca tinha visto uma assembleia de cooperativa agropecuária”.
O gerente de Cooperativismo da Ocesc, Paulo Von Dokonal, acompanhou a comitiva de Brasília nas visitas e também participou da Assembleia Geral Cravil.
Conselho Fiscal eleito para atuar de 1º de abril de 2018 a março de 2019:
Osmar Edinger - Braço do Trombudo
Jonas Reif - Pouso Redondo
Adelirio Longo - Timbó
Suplentes:
Vergilio Bento Neto - Atalanta
Anacleto de Mello - Witmarsum
Leodar Cani - Rio do Oeste